domingo, 4 de julho de 2010

Fondue de Carne magrinho!

Apesar de o friozão perfeito para fondue ter sumido (ainda bem...) esta receita pode ser feita e degustada com a temperatura mais amena.
Eu sempre preparei "de memória" um fondue que comi em um restaurante que já nem existe mais, cuja receita me foi passada pelo garçom, após muita insistência, já que eu havia ficado encantada: fondue de carne sem óleo? sem fumaça? sem cheiro de fritura grudado no cabelo? Parecia um sonho.
Mas para poder postar pra vcs, fiz uma pesquisa e então descobri que não se trata de nenhuma novidade e tem um nome chiquérrimo: "à Chinoise". Mas apesar desse nome pomposo, é fácil de preparar.
E ele pode ser curtido até por quem está de dieta! É só maneirar nos molhos. Experimente molhos mais simples: Ketchup, Mostarda, Creme de Ricota, enfim, não "engorde" seu fondue a toa.
Vamos lá?

Ingredientes


  • Filé mignon em cubos pequenos (não minúsculos...). A quantidade depende de vc servir só o fondue de carne ou se vai servir outro fondue, ou algum outro prato. Se for só o fondue de carne, calcule 250 a 300 gramas por pessoa. Se tiver outros pratos, ou um fondue de queijo por exemplo, calcule de 150 a 200 gramas.

  • 1 litro de caldo de carne. Pode ser preparado com esses cubinhos de caldo já prontos (Maggi, Knnor etc.) se vc não tiver restrição de sódio na sua dieta. Hoje existem algumas marcas com baixo teor de sódio, mas é preciso ter cuidado. Para ficar mais saboroso, costumo usar um cubinho sabor carne e outro sabor picanha. (Vc pode até preparar mais se a quantidade de carne for maior que um quilo).

  • 1 cálice (+/- 1/2 xícara) de jerez para cada litro de caldo. Ou de conhaque (fica muito bom). Ou até de outro vinho que vc tiver.

  • molho inglês, sal e pimenta-do-reino para temperar a carne.

  • manteiga (só um pouquinho) e azeite suficiente para selar a carne.

Modo de Fazer
Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e molho inglês, e deixe descansar por mais ou menos uma hora. Enquanto isso, prepare o caldo de carne.
Coloque uma panela no fogo alto com a manteiga e o azeite. Vá colocando a carne em pequenas quantidades rapidamente, apenas para selar (só tirar o vermelho, não fritar). Não coloque grandes quantidades para não esfriar o azeite. Mantenha o fogo alto pq a carne vai soltando água. Cada porção selada deve ser reservada.
Coloque o caldo de carne na panela onde a carne foi selada e junte o cálice de jerez. Ferva por 1 minuto.
Pronto. É só colocar na panela própria de fondue, mantendo a chama do rechaud alta. Conforme for necessário, vá repondo o caldo durante o jantar.
Ao final, depois de tantos mergulhos dos cubinhos, esse caldo vai estar d e l i c i o s o. E então vc pode servi-lo em canequinhas.
Muito mais saudável e charmoso que fritar a carne não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário