segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine's Day e mais novidades da biblioteca da cozinha...e outras....!


foto de Val Ebide

Foi sem querer! Quando entrei sábado na Pepper para "dar uma olhadinha" nem me lembrava que 14 de fevereiro estava chegando....sabe-se lá o que aconteceu....estava romântica....rs...mentirinha....as fôrmas eu já estou procurando há séculos, cheguei a encomendar as da Le Creuset mas depois de meses esperando sem sucesso desisti, e mesmo essa da Silikomart só tinha uminha na loja....eu preciso sempre de pelo menos duas....uma não dá nem pra saída! Abençoado seja o inventor da fôrma de silicone (meninos, por favor, controlem-se, estou falando só das fôrmas de bolo)!

foto de Val Ebide

Os moldes para ovos e panquecas eu vi em algum site de culinária e pirei na batatinha (ou como diria Carol War, na piccola patata! kkkkk) Não são lá muito fáceis de usar, mas acho que é só pegar o jeito....o segundo ficou beeem melhor que esse da foto...rsrs...Vieram ao encontro do que eu acredito: comida tem que ser gostosa e bonita! Agora tenho os meus! Mari, prometo fazer ovos fritos com azeite trufado pra vc (como se fosse o do Gero) desde que vc preste muuuuuuita atenção ao recado do parágrafo seguinte....rsrsrs....okok, vc também pode escolher outra coisa, afinal trouxe para mim o café colombiano que eu deixei de comprar em Cartagena! Obrigada Gata!

foto de Val Ebide

Foi sem querer também! Eu estou sempre fuçando a livraria Saraiva que fica "indecorosamente" na porta da minha casa e achei essa preciosidade! Não deu nem pra pensar duas vezes...meus amigos sabem que cheguei a fantasiar pensando em largar "tudo" e ir mendigar em Paris só pra poder viver comendo macarons da Ladurée....aliás, OI MARI, OI IRMÃ não esqueçam da minha caixinha (pistache, chocolate, café, limão....rsrs) quando voltarem de suas visitinhas à Cidade Luz nos próximos dias....(são três endereços em Paris, todos com mapinha no site, mas pra facilitar....mando um já: 75, Avenue des Champs-Elysées) ... bem, é improvável que mesmo munida das receitas originais eu consiga reproduzir algo ligeiramente parecido com o macaron que a maison faz, mas só de poder olhar a minha caixinha, com meu precioso livrinho, recheado daquelas fotos que me trazem à lembrança os sabores e texturas divinos....mon Dieu! E, porfa, ninguém venha me dizer que aqui no Brasil tem quem faça igual!!!!!



foto de Val Ebide

Aí vasculhando a internet, também atrás de notícias gourmet, achei uma do Estadão que falava dentre outros desse Livro (isso mesmo, com L maiúscula!) e que eu reproduzo pq está comme il faut!
"Outro livro recém-lançado pela editora Senac é a versão em português de Doces, da lendária doceria Ladurée. Vem em uma caixa e embrulhado em papel de seda. Tem capa de camurça almofadada e folhas de bordas douradas. A obra, que também acaba de ser traduzida para o inglês, traz cem receitas clássicas da maison aprimoradas pelo confeiteiro Philippe Andrieu. Estão lá os caramelos, a tarte tatin e o mil-folhas que fazem a fama da doceria de 1862. Quem conhece a Ladurée vai ficar entusiasmado com as receitas dos macarons. Pena que muitos ingredientes são difíceis de achar aqui, caso do ruibarbo, e que itens essenciais, como açúcar, aparecem de forma ultrarrefinada, o "sucre semoule"(açúcar impalpável, com amido de milho). O outro problema: quem vai ousar levar para o fogão um livro tão bonito?"

foto de Val Ebide


foto de Val Ebide

E olha que o livro da Ladurée veio para coroar uma semana especialíssima, na qual eu encontrei o fantástico livro "Cozinha Passo a Passo - Pratos Básicos" da Larousse (fuçando também, mas desta vez na livraria da CAASP!!!) e do qual extrai a receita do Clafoutis de Framboesa (acho que esse livro basiquinho vai virar minha paixão por longo tempo).

foto de Val Ebide

e, depois de mooooito procurar, pq a edição está esgotada, achei no site da Livraria Cultura a obra "O Cinema vai à Mesa".....eu TINHA que ter esse livro né? Cinema + cozinha...o livro que euzinha gostaria de escrever (beeem, outros filmes virão....quem sabe?)...fico sonhando com os jantares temáticos no cafofo novo....quem sabe neste ano ainda :-)...imaginem só quantos posts não vão render?


foto de Val Ebide



Mas sempre procuro por outros gêneros também....olha esse livro com toooodas as letras do Chico (que eu também comprei na semana que passou)!

foto de Val Ebide



foto de Val Ebide


2 comentários: