domingo, 13 de fevereiro de 2011

Clafoutis de Framboesa (com sorvete de rosas e sorvete de misk)


foto de Val Ebide

Não é um bolo. É um quase-pudim que fica com essa carinha amassada mesmo, total homemade! Um charme! O meu ficou ainda mais "amassado" pq fiz em uma forma de bolo inglês e tenho certeza que ele se sairia melhor em uma forma mais larguinha. Mas é uma delícia! Até a Oli gostou, apesar de que algumas framboesas mais azedinhas ela fez questão de "devolver"...rs Servi com sorvete de rosas e sorvete de misk...sucesso absoluto também!

foto de Val Ebide

Como ainda não tenho a minha batedeira Kitchenaid (que faz até sorvete bastando trocar a vasilha) sonho de consumo absoluto, os sorvetes foram comprados do Arábia, que antes só os servia no restaurante ou os vendia só em embalagens para viagem e agora já  vende em embalagens comerciais. Fui lá no "Arabinha", o mini restaurante do Arábia que funciona no endereço da cozinha industrial da rede, do qual vou ser vizinha em breve (Thanks God!!!! ou melhor....Shucran Alá!) e trouxe essas maravilhas! O de rosas não é para todos os paladares, Sosô por exemplo, tenho certeza que iria achar com gosto de sabonete....mas o de misk*...pelamordedeus!!!! É dos deuses!

foto de Val Ebide

Chega de conversa e vamos ao que interessa: a receita, de autoria de Keda Black para o livro "Cozinha Passo a Passo - Pratos Básicos" da Larousse.

foto de Val Ebide (original do livro: foto de Frédéric Lucano)

 
Clafoutis de Framboesa
Serve faaaaaaaaartamente 6 pessoas (apesar de o livro dizer 4)
Tempo de preparo: 10 minutos (verdade!!!)
Tempo de cozimento: 40 minutos (mentira!!!! O meu levou o dobro....teste seu forno)
Preparativos
Coloque as framboesas de molho no rum (se vc for usá-lo....eu usei)
Preaqueça o forno a 200° C (alto)
Ingredientes
4 ovos
75 g de farinha de trigo
50 g de açúcar + 1 colher de sopa para quando retirar o pudim do forno
200 ml de creme de leite fresco sem soro
200 ml de leite (eu usei desnatado...foi a única coisa que emagreci desta receita pq ela nem é muito gorrrda)
uma pitada de sal
25 g  (1 colher de sopa beeeem cheia) de manteiga com sal (eu usei SEM sal)
1 colher de sopa de rum (opcional)
300 g de framboesas frescas
gotas de essência natural de baunilha ou as sementes de 1 fava de baunilha (eu usei as sementes, mas não todas pq se não, junto com o rum, ia ficar too much!)
Preparo
1. bata todos os ingredientes, exceto as framboesas e o rum (não precisa ser na batedeira, pode ser com um fuet);
2. Unte (se não for de silicone) uma assadeira de tamanho médio. Coloque dentro dela as framboesas banhadas (ou não) no rum e por cima, a mistura líquida.
3. Deixe assar por 40 minutos (vide obs acima); o creme deverá ficar consistente e a sua superfície deverá estar dourada e beeeem crescida.
4. o pudim baixará quando esfriar (por isso fica com cara de amassadinho). Salpique um pouco de açúcar e sirva morno ou frio (ou gelado mesmo que fica muito bom!)
Outras frutas: o livro traz opções com ameixas secas sem caroço (350 g) e com damascos secos (250 g). Eu acho que também deve ficar ótimo com blueberries (mirtilos), amoras e groselha.

foto de Val Ebide

* Misk: moooito basicamente é a seiva em gotas de uma árvore grega que "colhida" parece uma goma. Misk é DOC (denominação de origem controlada) da ilha de Chios. Eu sempre tenho um pouquinho em casa pra fazer malabie. A Adams faz chicletes de misk, que vc só encontra em casas árabes ou no Varanda (eu AMO!!)
foto do google imagens

Um comentário:

  1. nao sabia do chiclete de misk!!! Minha avo (qdo viva), minha mae e eu, qdo soube, mastigamos a gominha mesmo! Amo!
    Aqui achei syrup de rosas, o cheiro p mim lembra minha avo!
    Adorei a receita, vou ver se faco esta semana ainda! Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir