segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Por que amo Colin Firth



Ele está longe de ser feio, mas não é lindo.
A maioria das pessoas simplesmente o conhece por sua atuação cômica em O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones no Limite da Razão . E ninguém dá bola pra ele afinal, apesar de levar a melhor, ele era um desconhecido à época e o galã era Hugh Grant.
Ele também fez um filme pretensamente cômico chamado Armadilhas do Coração que é uma grande droga! Nem sua atuação singular, fazendo um tipo bem inglês, bem irônico, salva essa chatice.
Você também o viu no musical engraçadinho Mamma Mia. Nesse gênero e nesse papel não houve muito espaço para uma atuação relevante...assim como em Marido por Acaso, um filminho "ok".
Eu o amo por que o considero um dos maiores atores dramáticos de sua geração. E sempre me emociono profundamente com sua atuação.
Meu filme preferido com ele é, sem dúvida, Moça com Brinco de Pérola. Aliás, não é só ele que me emociona nesse filme...uma história de amor traduzida em olhares, suspiros, silêncios....

Quase morri de tanto chorar em Quando você viu seu pai pela última vez? Era um choro de tristeza? Sim, mas não só. O filme é triste, mas também faz chorar a atuação de Colin. Chorar de emoção, chorar pela realidade que é a iminência da morte e da separação de quem amamos, chorar pq às vezes sequer podemos chorar por isso...

Há uns dez dias assisti a Direito de Amar (A Single Man). O filme de Tom Ford. É um papel dificílimo e ele o faz com tanta dignidade, com tanto talento...Bem, certamente não foram a toa suas indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro. E acabou vencendo o Bafta. Além disso o filme é lindo de se ver, com figurinos dignos de um diretor-estilista. E ainda tem uma "canja" da Julianne Moore. É mais um filme que nos faz pensar sobre o quanto é mesquinha e simplista a nossa definição de amor.



É uma comédia romântica e o galã é mais uma vez Hugh Grant, mas não é "O Diário..." e, sim, Simplesmente Amor. Ele dá uma dramaticidade tão envolvente à sua personagem e à sua relação com a empregada portuguesa....põe o amor em uma dimensão tão suave. Adoro Colin nesse papel!


Ele ainda tem dezenas de outros filmes no seu currículo, em papéis menores geralmente, mas não dá pra deixar de lembrar de Shakespeare Apaixonado e um filme que eu AMO (eu e todo mundo...) e que tem dois outros atores que também são minhas paixões: Kristin Scott Thomas e Ralph Fiennes - O Paciente Inglês.


É, ele não é lindo, ele topa fazer uns filmes nada a ver de vez em quando, mas eu ADORO esse charmoso cinquentão inglês cheio de talento dramático!
É ainda estou nessa vibe da viagem a Londres....

Um comentário:

  1. Tenho que admitir que conheço ZERO do Colin Firth.
    Vou assistir suas recomendações e volto em 1 mês para dividir minha reação.

    ResponderExcluir