terça-feira, 31 de agosto de 2010

Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto)

Eu sempre incluo filmes italianos na minha lista (infindável) de filmes por e para assistir. De um lado pq gosto muito desse novo cinema italiano e, de outro, pq é um modo de manter o meu "italiano" em dia.
Antes de viajar, chegou "Almoço em Agosto", a incompleta tradução dada para "Pranzo di Ferragosto".

Já tinha lido um livro (Um certo verão na Sicília) em que se falava do tal "Ferragosto", mas não prestei atenção, aliás mal me lembrava desse trecho do livro.
Aí chegamos em Hvar, lá pelo dia 12 de agosto, e a ilha estava coalhada de italianos em férias, animados com o tal "Ferragosto".
Conversando com eles e depois com a colaboração inestimável da Camila (versão loira e de olhos azuis do Charles Henriquepédia...rsrs) aprendi que o 15 de agosto, inicialmente um dia santo para comemorar a assunção de Nossa Senhora que antigamente também era feriado por aqui, comemorado mais ou menos como um thanksgivin, é também o início oficial das férias na Itália...
Depois disso, foi ainda mais gostoso assistir ao filme.
O que mais me tocou foi a humanidade e a delicadeza, é até um certo humor, com que foram tratados assuntos tão áridos como velhice, solidão, falta de grana. Tudo isso sem os clichês manjados sobre a Itália: paisagens deslumbrantes, gente linda demais, amores arrasadores....A fotografia e a luz do filme ajudam a construir a emoção.
E também tem cenas deliciosas do protagonista comprando vinho e mantimentos para o almoço de Ferragosto e também para as outras refeições e as preparando...adoro essas cenas de cozinha dos filmes...me dá vontade de sair correndo pra minha cozinha e fazer alguma coisa bem gostosa...
Viagens, filmes, livros realmente não são só diversão e prazer, nos fazem crescer sem que a gente nem perceba.
E se vc quer outra dica de um ótimo filme italiano da nova geração assista a "Caos Calmo". É surpreendente e emocionante. Está entre meus preferidos.

3 comentários:

  1. adorei sua ultima frase... a mais pura verdade!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tks Carla!
    P.S. Depois da edição para incluir Caos Calmo, virou penúltima...rs

    ResponderExcluir
  3. Difícil explicar o impacto de viagens, filmes e livros para alguém que não aprecia, ou que os vê só como passatempo. Na verdade são catalisadores de desenvolvimento pessoal. Costumo dizer que é como tomar uma pílula de uma vida paralela por algumas horas. É ter o privilégio de viver de forma condensada uma outra vida e aprender os resultados dessa experiência.
    Caos Calmo: adorei.
    Pranzo di Ferragosto: já esta baixando :-)
    Como sempre obrigado pelas dicas.
    Bjos

    ResponderExcluir