terça-feira, 31 de agosto de 2010

Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto)

Eu sempre incluo filmes italianos na minha lista (infindável) de filmes por e para assistir. De um lado pq gosto muito desse novo cinema italiano e, de outro, pq é um modo de manter o meu "italiano" em dia.
Antes de viajar, chegou "Almoço em Agosto", a incompleta tradução dada para "Pranzo di Ferragosto".

Já tinha lido um livro (Um certo verão na Sicília) em que se falava do tal "Ferragosto", mas não prestei atenção, aliás mal me lembrava desse trecho do livro.
Aí chegamos em Hvar, lá pelo dia 12 de agosto, e a ilha estava coalhada de italianos em férias, animados com o tal "Ferragosto".
Conversando com eles e depois com a colaboração inestimável da Camila (versão loira e de olhos azuis do Charles Henriquepédia...rsrs) aprendi que o 15 de agosto, inicialmente um dia santo para comemorar a assunção de Nossa Senhora que antigamente também era feriado por aqui, comemorado mais ou menos como um thanksgivin, é também o início oficial das férias na Itália...
Depois disso, foi ainda mais gostoso assistir ao filme.
O que mais me tocou foi a humanidade e a delicadeza, é até um certo humor, com que foram tratados assuntos tão áridos como velhice, solidão, falta de grana. Tudo isso sem os clichês manjados sobre a Itália: paisagens deslumbrantes, gente linda demais, amores arrasadores....A fotografia e a luz do filme ajudam a construir a emoção.
E também tem cenas deliciosas do protagonista comprando vinho e mantimentos para o almoço de Ferragosto e também para as outras refeições e as preparando...adoro essas cenas de cozinha dos filmes...me dá vontade de sair correndo pra minha cozinha e fazer alguma coisa bem gostosa...
Viagens, filmes, livros realmente não são só diversão e prazer, nos fazem crescer sem que a gente nem perceba.
E se vc quer outra dica de um ótimo filme italiano da nova geração assista a "Caos Calmo". É surpreendente e emocionante. Está entre meus preferidos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os "Feios-Gatos" - 2 e novo blog.

Agosto terminando e, depois de uma longa trip tô aqui de cama, doentinha, sem disposição pra nada...
aí, fuçando blogs as usual, achei um texto muito divertido e, em parte, na mesma linha do meu post sobre atores feios mas bonitos (!!) e reproduzo pra vcs o trecho colhido do http://aparedelaranja.blogspot.com/2009/11/voce-e-feia.html, onde vcs podem ler a íntegra (o que eu recomendo).

Não estou sendo muito original, afinal se trata de um texto de blog que cuida de matéria já objeto de uma revista....mas sem disposição física e mental para preparar uma receita, resumir a trip e respectivas dicas, ou ao menos assistir a um filme para comentar, é o que posso fazer para agosto não passar em brancas nuvens...sorry seguidores queridos!

"É dos feios que elas gostam mais!

O nariz é grande e com cravos, a barriga saliente e as olheiras escorregam até o pescoço. Alguns têm barriga e orelha de abano. Mas são tão lindos. Não exatamente pela aparência, mas pelo olhar, inteligência, pelo jeito como dão uma coçadinha, de leve, na barba por fazer. Inspirada pelos feios mais lindos do planeta, Tpm fez um concurso informal para eleger homens que têm uma feiura cheia de poréns. O vencedor internacional foi o narigudo Adrien Brody, ganhador do Oscar em 2003 por sua atuação em O Pianista. No Brasil, Marcelo Camelo foi o mais citado. “Nunca me achei feio, assim feião, sabe? Todo mundo acostuma com a própria aparência e tende a se achar normal, nem bonito nem feio. Eu sou meio diferentão, mas sempre achei minha graça”, diz o músico, ex-vocalista e guitarrista da banda Los Hermanos. O ator José Wilker, também citado pelas leitoras que já passaram dos 30, sabe que beleza está além de um rosto bonito: “Talvez eu tenha sido eleito pelas coisas que falo, não pela minha beleza”, palpita.

Os mais citados no concurso de feios, porém bonitos:



Da esq. para a dir.,Adrien Brody, Thom Yorke, Serge Gainsbourg, Mick Jagger, Nicolas Cage, Selton Mello, Sean Penn, Marcelo Camelo, Javier Bardem, Wagner Moura."

Mudando de assunto totalmente, vcs podem reparar que na minha lista de blogs (ali no cantinho direito da página, gente!) tem um blog novo do qual agora sou seguidora, até pq tem tudo a ver com o meu blog: é o +Umami. Umami, na culinária, é o quinto sabor (isso mesmo, quinto sabor), não é o doce, o salgado, o azedo ou o amargo, é aquilo que faz um alimento ser especial para vc (e nem sempre para todos...). Aí meu amigo Rogério fez um link sensacional com o "tempero da vida". Adorei! http://maisumami.blogspot.com/