domingo, 19 de setembro de 2010

Jantar do Eu Sozinho...

Chegou em casa cansadíssimo mas não quer descongelar (argh!) nada, não quer pedir nada pelo telefone (afinal só tem coisas "engordiets" para pedir...), mas também não quer ter  trabalho e nem sujar muita louça, não quer fazer massa de novo e não sabe que receita fazer se dificilmente se encontra uma receita para só uma pessoa...Seus problemas acabaram: prepare uma cocotte!

Quando experimentei a receita usei champignons em conserva, mas dá para fazer com várias outras coisinhas gostosas e variar tanto o sabor quanto os nutrientes. Dá pra fazer com shitake, shimeji (tudo picadinho), ou todos juntos, ervilha, palmito, alho-poró...um ou dois ovos, enfim vc pode por o que quiser na cocotte!

Também usei creme de leite light (para dar uma "emagrecida" na receita). E noz moscada já moída...
Sim, sim, gosto muito de cozinhar, mas não sou chef e nem tão caprichosa e dedicada assim...portanto se vc é um purista use cogumelos frescos, creme de leite fresco e rale a noz moscada na hora.

Só a Sosô é que não vai gostar dessa receita, mas, de repente, ela inova mais ainda e tira os ovos...mas aí tem que dar um nome novo...rs

A minha ficou assim...

foto de Val Ebide

OEFS EN COCOTTE AUX CHAMPIGNONS

Ingredientes

1/2 xícara de champignons

1/2 colher (sopa) de suco de limão (pra quem prefere testar a teoria de que o vinagre emagrece, é só substituir)

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

2 ovos

2 colheres (sopa) de creme de leite light

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo

1. Esta receita pode ser feita de duas maneiras: no microondas ou no forno convencional.
Para quem quer preparar a cocotte no forno convencional deve preaqueçer o forno a 180ºC (temperatura média).

2. No forno convencional a cocotte vai dentro de uma assadeira com um pouco de água fervente. Ferva a água e coloque na assadeira já dentro do forno. A água não deve preencher mais da metade da assadeira. Cuidado na hora de tirar!!!!

3. Num ramequim (ou qualquer tigelinha refratária individual=cocotte), coloque o champignon temperado só com um pouquinho de pimenta do reino, o suco de limão e o parmesão.

4. Quebre os ovos sobre a camada de champignons (eu como morro de medo de ovo podre estragando minha comida sempre quebro um por um em uma tigelinha separada e só depois coloco na receita - e não adianta dizer que hoje em dia esse perigo não existe...).
Fure as gemas com um garfo, se vai assar a cocotte no microondas.

5. Coloque o creme de leite sobre os ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e uma pitada de noz-moscada. Não é pra misturar.

6. Coloque o ramequim dentro do forno na assadeira com água e deixe assar por 20 minutos, para uma gema mole. Para uma gema firme, deixe por mais 10 minutos.
Para assar no microondas, 2 minutos. Se quiser ela firme, 3 minutos.
Esses tempos dependem mais ou menos do seu forno. Teste!

E... voilà!

foto de Val Ebide






Nenhum comentário:

Postar um comentário