domingo, 31 de julho de 2011

Bolo de Pão de Mel e filmes "light"

É, eu sei...faz um século....
mas, com todo o carinho, vai uma receita "emagrecida" do delicioso bolo de pão de mel do Panelinha (família se acabou nele...) e de dois filmes despretensiosos...ou melhor, um deles despretensioso, o outro nem tanto mas que surpreendeu pela atuação do "vampiro" mais querido/odiado (depende) e por um roteiro que parecia caminhar para o óbvio mas acaba sendo totalmente inesperado....
Para o bolo ficar 100% com carinha de pão de mel, o ideal seria uma cobertura de chocolate meio-amargo, mas aí .....bem, it's up to you....

Bolo de pão de mel ("light")

Ingredientes


2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

3/4 xícara (chá) de mel

1/2 xícara (chá) de açúcar light

1 xícara (chá) de leite sem lactose

2 colheres (sopa) de manteiga light em temperatura ambiente

2 ovos

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de noz-moscada

1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó

1 colher (sopa) de canela em pó

manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar (melhor se usar forma de silicone, que não precisa untar nem enfarinhar)

Modo de Preparo


1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. 

2. Na tigela grande da batedeira, junte o açúcar light, o mel, a manteiga e os ovos inteiros (sem a casca) e bata muito bem. 

3. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1/2 xícara (chá) de farinha, 1/2 xícara de farinha integral e em seguida ½ xícara (chá) de leite, depois 1 xícara de farinha de trigo e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater. 

4. Junte o bicarbonato e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula. 

5. Transfira a massa para a assadeira. Leve ao forno preaquecido. 

6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20 minutos. 

7. Para ter certeza de que oo bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto. 

8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).




Filme que vc já sabe como vai ser só de ler a resenha, mas que é perfeito exatamente por isso: não gasta a massa cinzenta! Dá pra dar boas risadas. E tem o Adam Sandler pras meninas que curtem (né Vevê?) e Jennifer Aniston e Brooklin Decker de biquini para os meninos....Ah! Mas tem Nicole Kidman num botox de dar medo....quase não reconheci!!!!


Na linha "amo/odeio" eu particularmente gosto da série Crepúsculo, mas não esperava nada de seu protagonista no filme "Lembranças". Aliás, não esperava nada do filme, mas ambos me surpreenderam. Se a atuação não é digna do Oscar, nem o roteiro, ao menos é o que se pode chamar de um bom filme. Tem momentos divertidos, outros apreensivos, cenas tocantes que nos fazem pensar, e uma trama que cumpre sua clara intenção de nos chocar com a imensa banalidade da vida e dos aparentemente inofensivos atos do cotidiano. Mas o final, embora pudesse ser mais curto, é fato, é totalmente inesperado e provoca os sentidos que aguardavam um final óbvio tendendo para o feliz. Vale muito!