sexta-feira, 30 de julho de 2010

Espuma de coco com calda de manga....

Dia 28 reuni algumas queridas amigas em casa e fiz o risoto de morango que vcs já conhecem   mas que as meninas ainda não tinham provado. Adoraram!
Que bom!
As fotos, a Dani ficou de mandar asap! Assim que chegarem, posto aqui!

Mas a novidade, que também terá fotos originais, é uma receita do Panelinha (site do qual sou fiel seguidora como vcs podem ver ao lado) para uma sobremesa surpreendente que eu só dei (ô mania..rsrs) uma pequena aliviada nas calorias...desta vez bem pequena mesmo, com medo de estragar algo que eu tinha certeza que iria ficar divino...e ficou!
As meninas amaram...Sosô, Mada, KK e a Dani...ah Camis, vc fez falta! (e, eu tb adoraria ter chamado mais amigas...quando é pré ou pós-balada...ok! rsrs O cafofo lota! Mas pra jantar, é preciso um pouco mais de conforto né?
Acharam que eu exagerei um pouco na quantidade...rs Melhor sobrar né?

Olha, parece complicada e trabalhosa, mas não é viu! Claro que não é tão simples quanto fazer um pudim, mas em duas ou três horinhas (fora a geladeira) tava pronto!
E, vamos combinar...é chiquérrima!!

Pra quem tiver dificuldades, encontrei as mini-rosas no Pão de Açúcar. Não são baratas mas dá pra encarar. Pena que de tudo que vem na embalagem, pouco se consegue aproveitar....

Parei pra pensar depois e achei que acabou ficando muito temático...tudo com frutas!
Até os deliciosos canapés de brie gentilmente trazidos pela Mada tinham uma cereja! Depois cheguei á conclusão de que também ficou leve...light...hahaha

Ontem, comemorando o níver da Marcinha no Bottagallo  (eu amo esse restaurante!!! Ou melhor: Bottega! Vcs precisam conhecer!) ao saberem do jantar, fui intimada pelas meninas que ainda não provaram meus "dotes"...mas, agora, só na volta da Super-trip 2010...(que vai ganhar seu(s) post(s) na volta..).

Vai aí a receita do Panelinha...experimentem!










mais uma super-receita do Panelinha.com (a foto também)
direitos reservados

Para a espuma
Ingredientes

3 xícaras (chá) de coco seco ralado
250 ml de leite de coco (eu usei o light)
1/2 lata de leite condensado (light, também)
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
4 claras

Modo de Preparo
1. Numa panela, coloque o coco e o leite de coco. Leve ao fogo médio, mexa bem e deixe cozinhar até obter um creme grosso. Transfira para uma tigela e adicione o leite condensado. Misture bem e deixe esfriar.
2. Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite fresco e o açúcar. Bata à velocidade média até o ponto chantilly.
3. Delicadamente, misture o chantilly ao creme de coco.
4. Lave e seque muito bem as pás e a tigela da batedeira. Bata as claras até o ponto neve.
5. Ao creme de coco, misture delicadamente as claras em neve, fazendo movimentos circulares de baixo para cima com a colher, para incorporar as claras sem perder o volume.

Para a calda de manga e gengibre
Ingredientes
1 manga
1 pedaço de 3 cm gengibre

Modo de Preparo
1. Com um descascador de alimentos, descasque a manga. Com uma faquinha afiada, corte em pedaços e despreze o caroço.
2. Descasque o gengibre e rale na parte grossa do ralador.
3. No liquidificador, bata a manga com o gengibre. Reserve.

Para a montagem
Ingredientes
4 mini-rosas comestíveis
1 punhado de raspas coco seco

Modo de Preparo
Em copos de vidro, coloque cerca de duas colheres (sopa) de creme de manga. Complete o copo com a espuma de coco. Decore com uma rosa comestível e raspas de coco fresco.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rio de Janeiro - uma paixão!

No último feriado prolongado (não muito prolongado, afinal 09.07 foi "só" uma sexta-feira) lá fomos eu e Sosô para o RJ, mega-empolgadas as usual....encontrar vários queridos amigos, paulistas e cariocas, na cidade maravilhosa.

São Pedro não colaborou muito mas o Rio é sempre um evento. Aquela clima "50s" de Ipanema e Leblon sempre me encanta.

Mas acho que não tem nada mais difícil do que fazer um post sobre um dos lugares mais cantados e decantados do planeta...e nem que eu fizesse o maior esforço do mundo conseguiria resumir a cidade maravilhosa, ou tudo nela por que sou apaixonada, em um post.

Portanto vou falar só das experiências do feriadão, e que tenham pertinência com este blog (isto quer dizer que eu não vou falar do nosso camarote no "Arraiá do Marina" com show do Farofa Carioca e pancadão do Dj Marlboro, regado a cerveja na faixa, ok? rsrs).

Sexta-feira foi dia de "almojanta" no Gula-gula. Até hoje não sei pq esse restaurante não "pegou" em São Paulo. Tem a cara da Vila Madalena! Adoro!

Sábado teve novidade. "Almojanta" no Venga, um bar de Tapas no Leblon.  Um lugar charmosérrimo! Apertadiiiiinho é fato...um lugar para degustação, enfim. É claro que pra quem curte frutos do mar vale muito mais a pena do que para mim. Sosô, Kk e Marcelo se lambuzaram na paeja e no polvo (em homenagem ao Paul - o polvo vidente da Copa). Eu fiquei na tortilla e na garbanzo con espinaca (saudades da comidinha da vovó...). Tomamos o melhor cleriquot "da vida, do mundo" com espumante rosê e comemos uma sobremesa que de espanhola não tinha nada: mousse de chocolate. Mas "temperada" com ingredientes inusitados: azeite (frutado, Ybarra) e flor-de-sal!!!! Não é que ficou divina essa mistura???

foto de Val Ebide

Fui obrigada a pesquisar e encontrei a receita, que acrescenta pimenta-rosa, em um site português (!!!) Ao que parece, trata-se da nouvelle cuisine ibérica! Ainda não experimentei a receita, mas já segue o link para vcs: http://www.casadoazeite.pt/Receitas/Mouse/tabid/147/Default.aspx
Na foto, está a mousse da KK, já um pouco "provada", razão pela qual a foto não está assim tão apetitosa... A minha e de Sosô já havia sido t o t a l m e n t e devorada quando me lembrei de fazer a foto para o blog....

foto de Val Ebide

"Ceia" de sábado (duas da matina), dia da pizza, depois de périplos entre Glória, Santa Thereza e Copacabana, de volta ao Leblon para começar a melhor pizza ruim do mundo na pizzaria Guanabara.   Não dá pra explicar, vc tem que experimentar. Mas com um chopp tudo-de-bom. E com direito a quindim do vizinho Petit Four de sobremesa (doces portugueses imperdíveis, além de outras guloseimas...).

Domingão, depois de correr mundo atrás de um lugar pra ver a final da Copa (Viva La Furia!), tuuuudo lotado, Veloso incluído, acabamos em um lugar 100% zero glamour na Ataulfo e lá ficamos até o fim do tempo regulamentar. A prorrogação foi no Jobi, aí sim! E com direito a gol! Saimos do Leblon e, como ninguém é de ferro, cervejinha Original no Bar do Alemão no Baixo Gávea, ou BG para os íntimos...e, pra fechar a noite, com a consciência tranqüila (ô!) um yogoberry no Leblon antes de voltar pro hotel e arrumar a mala :(

Segundona no aeroporto, Sosô em um momento "Jesus me chicoteia" com Maria Rita e, ao fundo, um tiquinho da paisagem "indecente" da Cidade Maravilhosa (com um sol que só aparece assim às segundas-feiras...)!

                                               foto de Val Ebide

domingo, 4 de julho de 2010

Fondue de Carne magrinho!

Apesar de o friozão perfeito para fondue ter sumido (ainda bem...) esta receita pode ser feita e degustada com a temperatura mais amena.
Eu sempre preparei "de memória" um fondue que comi em um restaurante que já nem existe mais, cuja receita me foi passada pelo garçom, após muita insistência, já que eu havia ficado encantada: fondue de carne sem óleo? sem fumaça? sem cheiro de fritura grudado no cabelo? Parecia um sonho.
Mas para poder postar pra vcs, fiz uma pesquisa e então descobri que não se trata de nenhuma novidade e tem um nome chiquérrimo: "à Chinoise". Mas apesar desse nome pomposo, é fácil de preparar.
E ele pode ser curtido até por quem está de dieta! É só maneirar nos molhos. Experimente molhos mais simples: Ketchup, Mostarda, Creme de Ricota, enfim, não "engorde" seu fondue a toa.
Vamos lá?

Ingredientes


  • Filé mignon em cubos pequenos (não minúsculos...). A quantidade depende de vc servir só o fondue de carne ou se vai servir outro fondue, ou algum outro prato. Se for só o fondue de carne, calcule 250 a 300 gramas por pessoa. Se tiver outros pratos, ou um fondue de queijo por exemplo, calcule de 150 a 200 gramas.

  • 1 litro de caldo de carne. Pode ser preparado com esses cubinhos de caldo já prontos (Maggi, Knnor etc.) se vc não tiver restrição de sódio na sua dieta. Hoje existem algumas marcas com baixo teor de sódio, mas é preciso ter cuidado. Para ficar mais saboroso, costumo usar um cubinho sabor carne e outro sabor picanha. (Vc pode até preparar mais se a quantidade de carne for maior que um quilo).

  • 1 cálice (+/- 1/2 xícara) de jerez para cada litro de caldo. Ou de conhaque (fica muito bom). Ou até de outro vinho que vc tiver.

  • molho inglês, sal e pimenta-do-reino para temperar a carne.

  • manteiga (só um pouquinho) e azeite suficiente para selar a carne.

Modo de Fazer
Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e molho inglês, e deixe descansar por mais ou menos uma hora. Enquanto isso, prepare o caldo de carne.
Coloque uma panela no fogo alto com a manteiga e o azeite. Vá colocando a carne em pequenas quantidades rapidamente, apenas para selar (só tirar o vermelho, não fritar). Não coloque grandes quantidades para não esfriar o azeite. Mantenha o fogo alto pq a carne vai soltando água. Cada porção selada deve ser reservada.
Coloque o caldo de carne na panela onde a carne foi selada e junte o cálice de jerez. Ferva por 1 minuto.
Pronto. É só colocar na panela própria de fondue, mantendo a chama do rechaud alta. Conforme for necessário, vá repondo o caldo durante o jantar.
Ao final, depois de tantos mergulhos dos cubinhos, esse caldo vai estar d e l i c i o s o. E então vc pode servi-lo em canequinhas.
Muito mais saudável e charmoso que fritar a carne não é?

Como se fosse a primeira vez

http://www.youtube.com/watch?v=ErjP5xMTc8I

Enquanto assava meus muffins de maçã liguei a tv na Warner e, pela milésima vez, estava passando "Como se fosse a primeira vez" (50 First Dates) e, também pela milésima vez, assisti. Sempre, sempre me emociona! Vejam, não se trata de um grande filme ou coisa assim....é fofo, leve, gostoso, bem-feitinho!
E o trailer pode comprovar o comentário no post "Feios-Gatos", pela Vevê: o Adam Sandler até que dá um caldo....rs

Muffin de Maçã

Esta é mais uma fantástica receita do mixirica.com. (a foto acima também). Rápida, facílima e muito saborosa.
E enquanto assa, perfuma a casa toda!
Do ladinho, seguem as minhas alterações, que vcs já conhecem...
Vcs poderão reparar que receita de muffin é sempre muuuito parecida. E como é fácil e rápida, vira e mexe vou postar variações que experimentei. Aprendeu uma, aprendeu todas. Sempre faz sucesso e facilita beeem a vida...

INGREDIENTES

- 2 xícaras de farinha (substituo 1/2 xícara por farinha integral ou, para ficar mais "leve" substituir só 1/4 xícara)

- 2 colheres de chá de fermento

- ¾ de xícara de açúcar (ou substituir tudo por menos de 1/2 xícara de açúcar light ou por 3/4 de xícara de Tal e Qual ou, então, usar 1/4 de xícara de açúcar comum + 2/4 de xícara de Tal e Qual)

- 1 colher de chá de canela em pó (com 1/2 colher de chá fica mais suave)

- 1 potinho de iogurte (desnatado)

- 2 ovos

- 1/3 de xícara de óleo

- 1 maçã pequena

- granola ou aveia (eu não tinha nem uma nem outra e, então usei amaranto em flocos- e deu muito certo. Mas tem que ser pouquinho, pq se não, não gruda direito e fica parecendo cru).

MODO DE FAZER

Corte a maçã em cubos bem pequenos e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o açúcar e a canela. Em outra, coloque o iogurte, os ovos, o óleo e a maçã. Despeje a mistura dos úmidos na dos secos. Mexa brevemente (mas misture bem) e distribua em forminhas de muffin. Coloque granola ou aveia em flocos por cima e leve para assar. Asse em forno preaquecido em temperatura média por cerca de 17 minutos, ou até dourar. (Pra mim sempre leva mais tempo, bem mais...deve ser o forno....melhor vc fazer o teste do palito).

O meu não ficou tão bonito (ou pelo menos, não tão bem na foto...rs) mas estava bem gostoso!

sábado, 3 de julho de 2010

Em Istambul, a majestosa romã: Paladar - Estadao.com.br

Em Istambul, a majestosa romã: Paladar - Estadao.com.br
É mesmo uma delícia....nos lambuzamos em Istambul com suco de romã! (e com pide e todas as outras delícias....veja o post com o roteiro da Turquia).
Aliás, as discas deste link são muito boas, mas faltou falar da Koska. A Koska está na rua do comércio (onde fui) e em vários outros endereços. Fundada em 1907 é uma casa de várias guloseimas...nham...e os doces são absolutamente incríveis! Tem todos os sabores das mil e uma noites...damascos, tâmaras, pistaches, amêndoas, nozes...e têm alguns em embalagens apropriadas pra vc trazer pro Brasil.....